Robótica e Programação na Escola “Futuro Profissional e benefícios pedagógicos”


A inclusão da Robótica e Programação na Escola e na formação dos sujeitos!!


Com a velocidade da revolução tecnológica e o aumento vertente das informações, onde um sujeito que tenha um aparelho conectado na internet pode publicar qualquer informação na Web, passamos a ter uma avalanche de informação.

Alguns sujeitos não conseguem administrar o excesso de informação e sofrem com o mal da era digital, um exemplo é a síndrome da fadiga que foi identificado pelo psicólogo David Lewis, esta síndrome desencadeia diversos problemas entre eles mau humor, angustia, tristeza, instabilidade e a perda da capacidade analítica.

Nossos alunos são bombardeados por informação a todo o momento e com certeza sofrem por isso, neste caso devemos repensar a Escola como um todo, além dos ambientes de ensino e aprendizagem devemos repensar nossas estratégias de ensino.

As aulas tradicionais com uma rotina que desgasta os alunos nascidos nessa nova era tecnológica, não promove nenhuma nova habilidade ou a aquisição de novos conceitos, sendo assim devemos repensar novas metodologias para promover uma melhora no processo ensino-aprendizagem, a Robótica a Programação e o Ensino Maker “Mão na Massa” pode ser um forte aliado para este novo modelo.


Benefícios para implantar Robótica, Programação e a Metodologia Maker nas Aulas!!

Por se tratar de uma área multidisciplinar o ensino de Robótica e Programação ajuda na construção de novas habilidades:

Raciocínio lógico – Trabalho em Equipe – Criatividade e Colaboração – De consumidores a construtores – Melhora no desempenho escolar.


Não devemos pensar no ensino de robótica e programação apenas com olhar para os protótipos robóticos “Robos”, na verdade esse é um erro e uma visão muita restrita da realidade, este conceito transcende barreiras do ensino tradicional, o ensino passa a ser compreendido como algo além da eletrônica e do pensamento computacional.

No ensino com uso de tecnologia podemos utilizar diversos aparatos e ferramentas tecnológicas gratuitas e muitas vezes Open “Aberta” (Irei tratar deste conceito em um próximo artigo no Blog), desenvolvendo uma cultura de resolução de problemas e competição saudável, despertando desde cedo o interesse pela matemática, ciências e inovação fortalecendo os jovens para o seu futuro profissional.


A Partir deste Artigo irei desenvolver novos conteúdos, toda semana, sobre Ensino de Lógica de Programação, Ensino Maker e Robótica com uso do Arduino e ferramentas Open disponíveis no mercado, com atividades práticas!!

Deixe seus comentários e compartilhe com o máximo de pessoas com o mesmo interesse para me ajudar a criar conteúdo simples e que auxilie professores de todo o Brasil no uso dessas ferramentas!!
Obs.: Tudo alinhado a BNCC


O Que é o Arduino?

A placa Arduino é uma plataforma de prototipagem eletrônica Open-Source (Hardware e Software aberto), de fácil utilização e baixo custo, podemos utilizar na Educação ou em projetos de grade porte na indústria e em projetos de Casa Inteligente!!

O que podemos fazer com o Arduino?

É muito ampla a lista de possibilidades que podemos fazer com o Arduino, podemos automatiza uma casa, criar um robô que ande sozinho ou através de comando pelo celular, criar uma máquina para realizar alguma tarefa especifica, e muitas outras possibilidades.

         Para aliar o Arduino ao ensino de robótica e lógica possuímos ferramentas especificas e um grande conjunto de sensores encapsulados.

Projeto Educacional Robô
Projeto Casa Inteligente

Ferramentas Open para usar no Ensino De Programação e Robótica


Algumas das ferramentas que iremos usar nos próximos artigos:

Scratch -> O programa Scratch é uma linguagem de programação que foi desenvolvida pelo grupo Lifelong Kindergarten Grup do MIT, este software permite ao desenvolvedor criar sua lógica de programação através de blocos, desenvolvendo suas próprias histórias interativas, com animações, arte, musica, jogos e muito mais, tudo com comandos sequenciais e simples, com o uso de blocos que se encaixam produzindo as ações para a execução do código.

Link de acesso Scratch (WEB) https://scratch.mit.edu/

Exemplo de Bloco de Códigos no Sratch

Tinkercad -> A ferramenta de simulação tinkercad, é uma ferramenta de uso on-line e aberto, não sendo necessário a compra de registro ou o pagamento de qualquer valor, com esta ferramenta podemos criar projetos 3D “Protótipos para Impressora 3D”, Simular circuitos com placa Arduino, como se estivesse trabalhando com o projeto físico e utilizar para ensino de Eletrônica Básica entre outros!!

Link para acesso Tinkercad (WEB) https://www.tinkercad.com

Exemplo de Circuito montado no Tinkercad “Podendo ser simulado”

MBlock -> Possuímos diversas empresas que fornecem este tipo de software para ensino Maker, iremos trabalhar com o MBlock Open “aberto”, este software é utilizado para o Ensino de Lógica e programação com o uso de blocos facilitando a aprendizagem, possui uma interface parecida com o Scratch, uma diferença é que esta ferramenta transforma todo o código que foi desenvolvido em Blocos em Código de linha na linguagem Phyton, caso o aluno deseja analisar o código melhorando sua aprendizagem!!

O exemplo abaixo pode ser utilizado em uma aula de coordenadas cartesianas!!

Link para acesso MBlock (WEB) https://ide.mblock.cc/

Blocos de Programação “Ações que serão executadas”
Área de visualização das Ações da Programação dos Blocos

Agradeço Imensamente sua Atenção!!

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Autor: Miguel Leme – Professor – Explicador, Especialista em Computação para Educação pela USP – São Carlos, Licenciado em Ciências pela USP – Ribeirão Preto – MBA em Business Intelligence, MBA em Inovação Tecnologia e Empreendedorismo, possui mais de 20 Anos de experiência em Educação e Tecnologia da Informação, Atuando em diversos setores como indústria, comercio e educação, tem como objetivo capacitar e ajudar profissionais que desejam atuar na área Tech!!


Apaixonado por Educação, Tecnologia e por Pessoas!!

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